Falando sobre a adoção

Encontro Formativo Famílias Acolhedoras Habilitadas

No dia 31 de agosto promovemos um novo encontro formativo com as famílias acolhedoras habilitadas, com o tema: “Falando sobre a adoção”, com a participação da Assistente Social Judiciária e Doula de Adoção – Luciana dos Santos Almeida. 😻

Na palestra, vimos o contexto histórico sobre a infância no Brasil e sobre as desigualdades sociais. Destacou a importância das legislações vigentes como a implantação do ECA e da Constituição Federal como base para a criação do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento.

Falou também dos critérios de avaliação dos pretendentes e as etapas do processo de habilitação, abordando a entrega voluntária e apadrinhamento afetivo. 💚

Nossos Serviços

Temos o propósito de transformar a realidade de pessoas, famílias e comunidades através de projetos que possam impactar a sociedade por meio da assistência social, psicológica e espiritual.

RECICLANDO VIDAS

Desde 2013 atuamos no município de Guarulhos com a proposta de oferecer acolhimento integral à população em situação de rua, do sexo masculino com idade entre 18 a 59 anos.

Em quase sua totalidade, apresentam problemas com dependência química, pobreza e vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

A casa oferece 15 vagas, sendo o tratamento com duração mínima de 10 meses dividida em 3 etapas com objetivo de trabalhar autonomia, desenvolvimento de capacidades, fortalecimento de vínculos, inclusão no mercado de trabalho, almejando por fim a reinserção social.

Em sete anos de existência o Projeto Reciclando Vidas tem em seus registros o atendimento de cerca de 600 assistidos, sendo que desses aqueles que concluíram o tratamento saíram do projeto empregados formalmente, voltaram para suas famílias ou iniciaram novo projeto de vida alugando suas casas e tendo suas vidas, dignidade e sonhos restaurados.

SERVIÇO FAMÍLIA ACOLHEDORA

O acolhimento é uma medida de proteção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, para crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem. Esta medida é excepcional e provisória, e não deve ultrapassar 18 meses. Existem três modalidades de acolhimento por medida de proteção, e o acolhimento em família acolhedora é uma dessas.

O Serviço de Acolhimento Familiar iniciou em janeiro/2019 através da parceria com o município de Guarulhos por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Por meio das famílias acolhedoras ofertamos acolhimento excepcional e provisório para crianças de 0 a 18 anos incompletos afastadas de suas famílias biológicas em razão de uma medida judicial protetiva, oriundas de situações de negligência, abandono, violência, abuso e / ou qualquer outro tipo de violação de direito.

No total, o Serviço tem como meta cadastrar trinta famílias dispostas a transformar a realidade de bebês e crianças através da convivência familiar, proporcionando aceitação, afeto, segurança e estímulos para seu desenvolvimento, promovendo a redução das violações de direitos.

Maiores informações: [email protected]

Formulário de inscrição para interessados:
https://forms.gle/jEPFv8mnDZSUPwSg9

FAÇA SUA DOAÇÃO

Você pode fazer sua contribuição mensal clicando no link abaixo, onde você será redirecionado para nossa página de doações. As contribuições são recorrentes, ou seja, todo mês essa doção do valor selecionado será debitado. Caso queira fazer uma doação específica, com outros valores, tirar dúvidas ou falar conosco entre em contato através do nosso formulário clicando aqui.

Se desejar você também poderá fazer a sua doação de outros valores ou contribuir de outras formas:

Instituto Forte
Bradesco S/A -237
Ag: 2304-3 Conta: 45894-5
CNPJ/PIX: 18.987.791/0001-50
[email protected]